
Superar o medo pode ser um desafio, mas aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:
- Entenda seu medo: Observe e reflita sobre suas características, suas capacidades, suas habilidades, suas realizações, seus pontos fortes e seus pontos fracos.
- Aceite o medo: Para aprender a superar esses medos, devemos, antes de tudo, compreendê-los, e isso só é possível a partir do momento que os aceitamos.
- Compreenda o medo: O medo compõe as nossas emoções primárias, as quais estão ligadas diretamente ao nosso instinto humano, tornando-se, assim, uma necessidade básica, por vezes, silenciosa, mas evidentemente fundamental para nossa sobrevivência.
- Crie alternativas: No momento em que o medo se aproxima, tente criar alternativas e escolhas para a situação.
- Use a abstração: Saia da posição de enfrentamento para a de observador.
- Respire: Fique em uma posição confortável. Inspire devagar, enchendo todo o seu pulmão de ar. Segure o ar por 2 ou 3 segundos. Expire de forma lenta. Faça isso até perceber uma diminuição dos batimentos cardíacos e da ansiedade, entrando em um estado totalmente relaxado.
Lembre-se, é sempre importante procurar ajuda profissional se o medo estiver atrapalhando sua vida diária. Espero que essas dicas possam ajudá-lo a lidar melhor com o medo.
Deixe um comentário